Natal com Cristo é HISTÓRIA

O nosso evento já faz parte do calendário anual dos leigos que participam da comunidade de Santo Antônio. Todos os anos, buscamos sempre mais avançar na sua realização.

Como já foi postado, são 14 anos de preparações, execuções, dificuldades, graças, críticas, elogios e tantoas outras ações que nos dão força, ânimo e perseverança.

Vamos, agora, “mergulhar” um pouco na História do NATAL COM CRISTO, através de uma peça teatral realizada no ano de 2005, quando o evento fez 10 anos de existência:

 

Na noite do dia 24 de dezembro de 1995, passávamos em frente a esta capela e para nossa surpresa ela estava assim: Fechada, escura e totalmente sozinha. Na noite do nascimento de Jesus, na sua casa, não existia alegria, nem festa, apenas a tristeza de uma casa fechada na noite do aniversário de seu dono. Foi uma terrível sensação de abandono àquela que sentíamos, porém a partir dessa experiência dolorosa nasceu uma grande história de amor, dedicação e sofrimento.dsfdfsdsf

 

Tudo começou no ano de 1996, onde aconteceu a primeira celebração natalina com a  iniciativa do grupo de oração Nossa Senhora Aparecida. Não era chamado de Natal com Cristo, esse nome só passaria a existir dois anos mais tarde. Acontecia dentro da capela, era uma celebração bem simples, com encenações e comentários e não existia musica ao vivo. Eram várias encenações, nas quais eram feitas por cada pastoral. Uma das apresentações que mais marcou esse ano foi a do menino de rua.

Tivemos ajuda do grupo Litúrgico da Matriz de São José, Paulinho, Adileno, Carlos Felix e muitos outros. E como nem tudo é flores, tivemos também dificuldades: Primeiro não houve a participação de todas as pastorais, segundo não haviam recursos financeiros, terceiro não havia uma estrutura de som adequada, era aqueles sons do “Paraguai”. E, além disso, naquela época não existia CD, era tudo na base da fita K7, sem contar que não havia espaço suficiente porque a capela era bem menor do que é hoje.

1997 - Celebração Natalina  No ano de 1997 a celebração continuou dentro da capela, apenas com encenações e comentários e sem musica ao vivo, as encenações continuaram sendo feitas por cada pastoral, que desta vez ajudaram bem mais que no outro ano. As dificuldades, como sempre nunca nos dão uma folga e quando se trata de dinheiro então, ai é que ela não nos deixa mesmo. Mas o fato interessante é que poucos ficaram sabendo, ocorreu no dia 23. Nas vésperas da celebração, a capela estava com a pintura incompleta, então às pressas tivemos que pintar, para que no dia 24 a capela estivesse pronta, e até altas horas da noite Asteclides, Adileno e Carlos ficaram aqui pintando a capela.1998

 

No ano de 1998, o tema foi “Vinde Espírito Santo”, baseado no projeto rumo ao terceiro  milênio e no ano dedicado ao Espírito Santo. Tivemos a ajuda de um partido político com o som e da comunidade em geral. Não havia gravação de peças, ou seja, era tudo na base da voz ou microfone. E como não havia missa ainda, tínhamos apenas uma pregação que naquela noite foi feita por Augusto, que hoje já é Padre. Tivemos como música tema Vinde Espírito Santo de Vida Reluz que foi coreografada pelo Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida.

1999 Já no ano de 1999, tudo foi diferente: a celebração aconteceu fora da capela, e foi nesse ano que essa celebração natalina ganhou o nome de Natal Com Cristo. Passou a ter musica ao vivo com implantação da equipe de musica, tivemos mais espaço, mais iluminação e também teve a implantação do painel artístico com o tema e a arte do encontro. O tema dessa noite foi: “Senhor te amo” e teve como musica tema: “Basta querer” do padre Marcelo Rossi.2000

Em 2000 era o ano da santíssima trindade, por conseqüência o tema foi Trindade que  adoro, com a musica de mesmo nome de Kelly Patrícia. Novamente tivemos a ajuda com o som, que por ocasião tivemos alguns problemas. A pregação foi feita por Zélia Cristina, mais conhecida por Zelhinha. E quem estava à frente do evento era Rita que na época era coordenadora da comunidade.

2001 No ano de 2001 foi o ano mais difícil de toda essa historia, foi o ano do calvário, tivemos uma grande regressão, inclusive foi o único ano que não foi gravado. E tudo isso por culpa da bendita dificuldade e dinheiro. Era o ano dedicado a Maria com o tema “Eis aqui a serva do senhor”. Houve apenas uma celebração da palavra com o Diácono Evaldo e apenas a apresentação do nascimento de Jesus.

2002

O ano de 2002 foi o ano do renascimento. O tema foi “Eis ai a minha prova de amor: Meu  filho”, e devido a dificuldade financeira foi criado a campanha do envelope. Neste ano aconteceu a 1ª Missa de Natal da comunidade, celebrada pelo Pe. Flavio Augusto. Tivemos a divulgação das rádios divina luz da RCC e da Difusora.

Tivemos também a participação de Julio que hoje se encontra no seminário Maior em Cajazeiras, de Jacilene da Igreja de Nossa Senhora de Fátima do Abolição II, do grupo de oração Rainha da paz, da comunidade de São Francisco, da comunidade de Nossa Senhora de Fátima do Bom Jardim e de Paulinho. E a nossa única dificuldade foi no som.

2003

No ano de 2003 o tema foi: Jesus Vocacionado pelo amor. Tivemos da equipe de teatro e a gravação das encenações teatrais. Conseguimos um ótimo som e por incrível que pareça começamos na hora certa, fomos totalmente pontuais. Tivemos a participação da comunidade de Fátima do Bom Jardim, Comunidade de São Francisco da Estrada da Raiz e da Companhia de teatro Mandacaru. Houve a celebração eucarística celebrada pelo Pe. Talvaci.

2004

No ano de 2004 o tema foi: “Sagrada Família, começo de tudo”. Tivemos a participação de Julio, e de cantores de viola do grupo Rainha da Paz. Houveram inovações na peça do nascimento de Jesus, onde foi dada uma nova roupagem a peça. E foi criada a equipe de dança da capela. E como ponto negativo somente a dificuldade no som.

 2005

 

No ano de 2005, renovados pela ação missionária vivenciada em toda a Diocese de Mossoró, refletimos sobre o tema “Natal e Santas Missões Populares: Momento forte de Renascimento e Amor a Comunidade”.

2006

em 2006, tivemos como tema: “Sociedade e Meio Ambiente”, levando a mensagem do  cuidado com o nosso planeta em meio as diversas ameaças que o próprio homem pratica. Esse Natal foi baseado com a temática da Campanha da Fraternidade 2007 que trazia estampada a preservação da Amazônia.

2007 

Em 2007, viemos em defesa da Vida. Animados pela Campanha da Fraternidade 2008, anunciamos que a vida deve ser respeitada desde a sua concepção até sua morte natural. Otema foi “Bem-aventurados os que respeitam a vida”.

Arte em Imagem

Na noite de natal do ano de 2008, a temática foi “Amor e Paz”. Novamente a CF estava em  nossos pensamentos. A prática desses dons do Espírito Santo impulssionou a comunidade a transmitir que, urgentemente, é disso que necessitamos.

 

 

EM 2009, ENTOEMOS…

A VIRTUDE DA CARIDADE!

XIV NATAL COM CRISTO

arte original - Cópia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: