Faleceu o Padre da Esperança…

É com muito pesar que notíciamos a morte do Grande sacerdote Padre Guido Tonelloto, ex-pároco da nossa Paróquia de São José.

 

f_4201

 

NOTA DE FALECIMENTO DA DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ

 

A Diocese de Santa Luzia Mossoro comunica o falecimento de padre Guido Tonelotto. Pe Guido estava hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed com complicações na saúde. O corpo será velado na Paróquia de São José e o sepultamento amanhã, às 8h, no cemitério São Sebastião.

 

 

NOTA DE FALECIMENTO DO JORNAL “NOMOMENTO”

 

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 11, por volta das 9h, o padre Guido Tonelotto, que tinha 89 anos. Ele estava internado na UTI da Unimed deste o dia 29 de outubro.
Padre Guido foi vítima de Acidente Cerebral Vascular (AVC) no ano de 2001, e foi se agravando ao longo dos tempos, deixando de se falar e se locomover.
O velório esta previsto para ter início no começo da tarde desta quarta-feira, 11, na Igreja São José. E o sepultamento está previsto para esta quinta-feira, 12, às 7h, que começará com uma missa e em seguida o corpo será enterrado no Cemitério São Sebastião no Centro de Mossoró.

 

 

BIOGRAFIA

 

pe guido Padre Guido Tonelotto nasceu em 3 de fevereiro de 1920, em Concórdia, Itália filho de José Tonelotto e Maria Zadro, irmão de Vitorino, Bruno e Amélia. Sua família vai residir na França, onde faz sua Primeira Comunhão em 1927, em Jallieu, Diocese de Grenoble; onde também foi crismado em maio de 1932. Aos 12 anos, ingressou no Seminário de Grenoble, onde ficou até 1939, quando a família voltou à Itália, à cidade de Verona.

Ingressa na Ordem Salesiana em 1939. Conclui os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Salesiano de Monteortono, em Pádua. A 29 de junho de 1948, é ordenado sacerdote, por D. Carlos Agostini, bispo de Pádua. na Igreja de Monteortono. Celebrou a primeira missa na Catedral de Concórdia, a 11 de julho de 1948. Iniciava-se ali grande missão de apascentar as "ovelhas de Cristo". Foi diretor, professor, orientador espiritual.

Em todas as atividades pastorais deixou o marco de seu carismaDigitalizar0003 espiritual, sua caridade, seu serviço. Em maio de 1955, tornou-se um missionário Salesiano em terras brasileiras. Chegou ao Brasil em novembro de 1955. Rezou a sua primeira missa no Dia de Finados, no Colégio Salesiano de Carpina. Ainda em Carpina foi diretor do Seminário Menor e orientador do Aspirantado Salesiano. Conheceu então o Padre Dom Gentil Diniz, Pároco de Limoeiro (PE), futuro bispo de Mossoró. Em 1958, foi enviado à região Norte, onde dirigiu os Colégios Salesianos de Belém do Pará e Manaus.

Volta à Itália e assume a direção do Centro de Formação para Leigos na América latina. Permanece em Roma até 1973, Digitalizar0004 quando aceita o convite feito por D. Gentil para trabalhar na Diocese de Mossoró. Inicialmente, na Paróquia de Martins. Até que em 1978 assume a Paróquia de São José, em Mossoró/RN. Fundou o Projeto Esperança, uma obra social voltada à assistência integral de crianças, adolescentes e jovens da periferia de Mossoró. É o grande incentivador do culto a Nossa Senhora da Esperança, o ícone polonês com mais de duzentos anos e Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira dos padres Salesianos.

O exemplo e a obra de Pe. Guido Tonelotto continuam fazendo bem a muitos, especialmente os pequeninos de Cristo

 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A MORTE E O VELÓRIO

“Os funerais cristãos são uma celebração litúrgica da Igreja. O ministério da Igreja tem em vista aqui tanto exprimir a comunhão eficaz com o defunto como fazer a comunidade reunida participar das exéquias e lhe anunciar a vida eterna.” (Catecismo da Igreja 1684)

Causa da Morte: Padre Guido mantinha-se internado desde o dia 29 de outubro na UTI do Hospital Unimed, sofrendo a bastante tempo. O Laudo médico confirma que ele teve falência múltipla dos órgãos. Faleceu, aproximadamente, às 9h30min do dia 11 de novembro de 2009. Todo o rito de Velório será na Igreja Matriz de São José, na qual Padre Guido atuou como Pároco e como “pai das crianças carentes”.

Missas: 

DIA 11/11:

- 17h – Na Igreja Matriz de São José (Dom José Freire, Bispo Emérito)

- 19h30min – Na Igreja Matriz de São José (Monsenhor Amilcar)

DIA 12/11:

- Missa de corpo presente, às 7h30min (Celebrante Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana)

Logo após, segue-se o cortejo funébre para Cemitério São Sebastião (Velho), onde será sepultado ao lado de Monsenhor Américo, na Capela do Cemitério.

Digitalizar0005

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: