Polêmica: Igreja X Pedofilia

Papa_Bento_26_02Nesses últimos dias, temos visto e ouvido nos diversos seguimentos da Imprensa, notícias sobre as atitudes desumanas de alguns padres católicos envovidos em casos de pedofilia, principalmente, no Continente europeu e nos Estados Unidos. O que é revoltante é a idéia de certos jornalistas feroz e anti-católicos quererem, a qualquer custo, difamar a Igreja Católica e, em especial, o Papa Bento XVI.

A situação dessa parte da imprensa descomprometida com a verdade chega a ser crítica quando ela não procura se ter uma visão mais verídica se ateando somente ao sensacionalismo, provocando polêmicas desnecessárias e atigindo diretamente a fé de muitos. Esses pseudos-jornalistas chegam ao seu limite quando noticiam casos ocorridos há mais de trinta anos e são relembrados como forma de originar escândalos, transpassando como se fossem ocorrências recentes, onde denúncias são tornadas públicas de forma leviana contra o Sumo Pontífice para tentar passar uma imagem de Criminoso, como se fosse ele o responsável por tais atos vergonhosos ou como se a Igreja Católica apoiasse os culpados.

Todos sabemos que a Pedofilia é algo moralmente inaceitável. O fato é que muitos que querem sustentar o seu emprego como “jornalista” deseja, ardentemente, confundir a Pessoa do Papa Bento XVI. Fazem, com isso, que a sua popularidade como Pastor supremo dos Cristãos caia por terra provocando uma visão errada aos olhos da pessoa, seja ela de que religião for.

13_MHG_mun_papa Só para comprovar o descompromisso com a notícia “de fato” desses jornalistas medíocres, é interessante e louvável citarmos a belíssima Carta do Papa Bento XVI à população da Irlanda. Com esse ATO corajoso e cristão, Sua Santidade uniu o seu sofrimento com o das vítimas daquele país e pediu perdão pelos crimes cometidos por padres católicos. Mas a imprensa descomprometida não se aprofundou nessa dolorosa, mas valente, atitude do Pontífice.

Um jornalismo mais sério e responsável, ao contrário, deveria saudar a atitude do Santo Padre, que não hesitou em escrever uma carta plena de coragem e dignidade ao clero irlandês, condenando os abusadores naquele país, pedindo perdão às vítimas e esperando que a justiça cumpra o seu papel. A atitude corajosa do Sumo Pontífice nem de longe tem sido acompanhada pela maior parte dos jornalistas e dos críticos, incapazes de separar a visão anti-católica da verdade criminal.

O que essa parte da Imprensa quer é criar polêmica. E só se cria polêmica quando difama a Igreja Católica, a única instituição séria e capaz de dar uma resposta precisa sobre fé e moral. Se, realmente, estivessem cientes do que é JORNALISMO VERDADEIRO, eles noticiavam isso:

 

Na Alemanha foi comprovado que houve , desde 1995, 210 mil denúncias de abusos a menores. Dessas 210 mil, 300 envolveram de alguma forma padres católicos. Ou seja, menos de 0,2%.

Pastor_pedofilo_111012010112436

 

Isso significa que, por serem poucos, esses casos devem ser minimizados? Longe disso. Já disse e repito: um único caso que seja de pedofilia é sempre vergonho e imperdoável.

O problema é que se está procurando partir de casos isolados para engrossar uma campanha de descrédito e de infâmia contra a Igreja Católica e seus dignitários, tornando mais profundo o difuso anti-catolicismo ocidental que já vai se tornando um dos inexplicáveis fenômenos do nosso tempo.

 

Nos Estados Unidos, onde as estatísticas têm mais credibilidade, já se constatou que a presença de pedófilos, é de duas a dez vezes mais alta entre os pastores protestantes do que entre os padres católicos. De qualquer forma, muito maior que o envolvimento de líderes religiosos (católicos ou protestantes) é, por exemplo, o de professores de ginástica e treinadores de equipes esportivas juvenis, muitos deles casados.

 

Da mesma forma, relatórios periódicos do governo norte-americano indicam que cerca de dois terços dos abusos sexuais contra crianças não vêm de estranhos ou de educadores, sejam eles padres ou pastores, mas de familiares – padrinhos, tios, primos, irmãos e, infelizmente, até pais, muitos deles também casados.

 

Esses dados vêm derrubar a opinião de alguns anti-católicos, que tentam atribuir ao celibato a causa do problema. Uma atitude mais séria e responsável recomendaria um estudo mais profundo para lhe descobrir as origens e criar no seio da sociedade os mecanismos capazes de preveni-lo. Exatamente o contrário do que tem sido feito, buscando-se cobrir de desonra a Igreja Católica, cuja doutrina abraça os melhores valores da nossa civilização.

 

E fiquemos cientes de que o Papa Bento XVI sempre agiu, e está agindo, com rigorosidade e justiça para com esses casos imorais, cuja nenhuma falsa acusação sem provas e argumentos irá abalá-lo.

 

Rezemos por mais uma difamação PASSSAGEIRA que estão fazendo contra a Igreja.  É Passageira, pois bem sabemos que, contra a Igreja Católica, “…nem as portas do Inferno prevalecerão contra ela” (Mateus 16, 18).

E, claro, neste ano sacerdotal, supliquemos pelas almas desses padres que não honram a sua missão e pelos que tomam para si o exemplo de Cristo e cumpri o seu sacerdócio com santidade.

Papa Bento XVI 5

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Daniel Sabino de Freitas disse...

Devemos apoiar o Santo Padre... Ele está passandi por uma verdadeira Via-Sacra dolorosa pela mídia sem compromisso e com as pessoas anti-cristãs que o quuerem difamar.

SAMUEL FRANCISCO disse...

ACHO QUE A IGREJA COMO ENTIDADE DE SERIEDADE DEVE IR ALÉM DE PEDIDOS DE DESCULPAS AS VÍTIMAS, DEVE AGIR COM RESPEITO AS MESMAS PUNINDO DE FORMA EXEMPLAR OS AGRESSORES. USAR UMA VESTE SACERDOTAL NÃO SIGNIFICA ESTÁ ACIMA DA JUSTIÇA, PELO CONTRÁRIO SIGNIFICA LUTAR COM A JUSTIÇA, E NÃO SER INJUSTO COM O IRMÃO E AGREDI-LO! O SACERDOTE DEVE ORIENTAR SOBRE O NÃO PECAR E NÃO SE TORNAR INSTRUMENTO DE PECADO E DESGRAÇA! PARABÉNS PELO ARTIGO!