Mês Missionário: Visita ao Abrigo Amantino Câmara

PICT0001

Semana da Vida e Mês Missionário: Temas esses que nos levaram a visitar o Abrigo Amantino Câmara, estabelecimento de acolhimento à idosos.

Fomos ver de perto sentimentos transmitidos por aqueles que ali vivem. E lá podemos observar e, acima de tudo, escutar o desabafo de muitos idosos que vinham encaminhados por alegria, sofrimento, cuidados e abandonos.

Não foi difícil encontrar um deles cantando e recitando belas palavras. Era o Caso de “Seu Pedro”, que  se auto-intitulava compositor e cantor. Foi uma alegria imensa vê-lo entoando trechos de algumas de suas várias canções que, como ele mesmo dizia, falava “dele, de sua religião (católica), dos santos que continham suas imagens no abrigo, de amor e muito mais…”. Quando estávamos nos despedindo, para visitar outros, “Seu Pedro” nos entregou uma mensagem escrita em papel, onde desejávamos saúde, paz, progresso…:

PICT0008Mensagem de Pedro PICT0004

 

 

Conhecemos, também, “Seu Dionísio”, o mais velho de todos com 105 anos de idade.

E quem disse que ele estava deitado em uma rede? “Seu Dionísio” caminhava feito criança, conversando e distribuindo simpatia.

 

 

PICT0015 

E, no lado das mulheres, fomos visitar “Dona Ana”, a mais velha dentre todas, com 103 anos.

Ana, já mais debilitada, sofria de um problema nas pernas que a mantinha deitada.

Mas a vaidade não era deixada de lado. O braço direito era coberto por pulseiras coloridas e religiosas.

 

Mas não só ficamos na alegria. Houve momentos de tristeza. As conversas com os idosos foram esclarecendo quão grande era a dor que sentíam. Além das doenças, tinham que conviver com a monotônia da vida e, principalmente, o desprezo familiar.

Encontramos, no abrigo, pais e mães que vivíam a mais de 9, 10, 20 anos sem a visita de filhos ou parentes próximos.

A solidão e o abandono agravavam ainda mais a saúde.

De uma coisa não poderíamos nos queixar: A fé de cada um deles! A palavra “Deus” saiu da boca de todos que ouvíamos. Apesar do sofrimento, da angústia e do desprezo, não perdíam a crença em Deus.

Essa visita nos suscitou e renovou nosso compromisso em defesa da vida humana, desde a sua concepção até a velhice, ou morte natural.

O Abrigo Amantino Câmara é uma entidade que aceita, além de visitas, doações de alimentos, material de limpeza ou em espécie que deverão ser levados ao estabelecimento, na Rua Venceslau Brás, Bairro Paredões, ao lado da Igreja Matriz de São José.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: