Catecumenato em Encontro Regional

 

“Rica: Espaço privilegiado para a catequese”

      Através desta reflexão, o Padre Luiz Eduardo Baronto, Arquidiocese de São Paulo/SP, assessorou o Encontro de Coordenadores Diocesanos de Catequese do Regional Nordeste II, no Seminário São José, em Pesqueira/PE.

Participantes do Encontro

     Nos últimos dias 30 de junho a 03 de julho, comissões advindas de 18 Dioceses do Regional aprofundaram a temática do Catecumenato e assuntos interligados. A nossa Diocese esteve representada através de Dom Mariano Manzana (Bispo Diocesano), da Irmã Juliana Galeno (Coordenadora Diocesana de Catequese), Miraci Borges (Coordenadora da Catequese da Paróquia de São Manoel) e Edmiray Bezerra (Coordenador da Catequese da Paróquia de São José).

Representantes da Diocese de Mossoró

 

       O encontro proporcionou um evidente esclarecimento sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã através a implantação de um estilo catecumenal nas paróquias. O desafio principal exposto foi necessidade de uma mudança de mentalidade, aceitando que é urgente uma comprometida preparação dos que manifestam a vontade de ser membro da Igreja. O assessor enfatizou a importância do retorno da junção entre a Catequese e a Liturgia, desenvolvendo um ministério baseado na proposta apresentada pelo RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).

Padre Baronto (Assessor)

 

      Na oportunidade, a nossa Diocese fez uma breve, mas esclarecedora, exposição de como é trabalhado o Catecumentato na Paróquia de São Manoel. Esse foi um momento de grande destaque, pois harmonizou a idéia da teoria com a prática, onde todos puderam observar que, a experiência desta paróquia, é prova clara de que, através de um minucioso planejamento, o estilo catecumenal infiltrado na Catequese pode ser exercido.

 

Ir. Juliana e Miraci expondo a experiência da Diocese

 

    O evento, em geral, foi avaliado como positivo por todos. Desde as Celebrações Eucarísticas, aos momentos de convivência, salientando a estrutura do local e o aprendizado, resta-nos, agora, por em prática.

    Está em posse da Comissão Diocesana de Catequese da nossa Diocese, o DVD com toda a palestra do Padre Luiz Baronto bem como o material utilizado pelo mesmo. Aqueles que desejarem aprofundar a temática, é um ótimo kit para esclarecimentos. Entre em contato nos enviando um email:

catequesemossoro@hotmail.com

 

 

Vejamos, abaixo, as fotografias do Encontro:

 

 

Mais informações sobre o Encontro, acesse os Blogs:

 

http://catequesemossoro.blogspot.com

http://catequeseebiblia.blogspot.com

http://catequeseregionalnordeste2.blogspot.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: