Postagem Especial: I Congresso Catequético Diocesano

“O Congresso é uma maravilha! Recebemos catequistas desde Luís Gomes até Areia Branca…”

Com essas belas palavras, Dom Mariano, Bispo da nossa Diocese, caracterizava o evento como um dos mais importantes e mais abrangentes dos últimos anos dessa Igreja local.

Vamos, agora, dar uma “voltinha” por fotos e vídeos e sentir o ardor missionário do Congresso:


1º DIA: Sexta-feira – 28 de Agosto - Celebração de abertura do Congresso

2º DIA: Sábado – 29 de Agosto – Oficinas nas Paróquias

3º DIA: Domingo – 30 de Agosto – Celebração Eucarística (Encerramento)

Na Sexta-feira, catequistas, padres, leigos e leigas da Diocese, se reuniram no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, em Mossoró, para a celebração de Abertura do Congresso. Uma grande multidão tomou conta das arquibancadas do ginásio, onde louvaram e suplicaram à Deus por um momento de renovação missionária e um discipulado assumido. Presidida por Dom Mariano, a celebração ainda contou com comentários evangelizadores de Pe. Flávio Augusto, Vigário geral da Diocese, e Pe. Sátiro Cavalcanti, reverendíssimo coberto de sabedoria.

No segundo dia do Congresso, Sábado, os catequistas ficavam em suas respectivas paróquias onde iam ser assessorados em uma oficina sobre temas relacionados à catequese. Esse foi o ápice do Congresso. Era momento de formação, de reflexão e, acima de tudo, renovação do compromisso, baseados no Batismo e na confirmação, que os catequistas participantes deveriam assumir, reforçando serem discípulos-missionários de Jesus Cristo.

Já no Domingo, último dia, tivemos a Celebração do Santo Sacrifício perpétuo de Cristo na Cruz. Celebração esta que foi a fortificação dos catequistas e o envio para a missão.

100_4197

E não esquecendo da presença ilustre de Dom José Maria Pires, Arcebispo emérito da Paraíba. Veio para mostrar sua experiência e ratificar a importância de todos se tornarem catequistas, a fim de fazer valer a missão natural da Santa Igreja: Evangelizar. Mais conhecido como “Dom Pelé”, o arcebispo esbanjou simpatia e exemplo de vida devota e doada a missão evangelizadora.

Conheça Dom José Maria Pires clicando na sua foto ao lado.



E, aproveitando as sábias palavras de “Dom Pelé”, veja a mensagem deixada por ele exclusivamente ao Blog da Capela de Santo Antônio:

Nosso doce pastor diocesano também nos deu a graça de dar uma entrevista ao nosso Blog:

Falando sobre “Catequese, Fé e vida”, O vice-reitor do Seminário Santa Teresinha, Pe. Augusto Lívio, nos concedeu um relato sobre tal tema:




100_4258


Ilustre, também, foi a presença da Mãe e da irmã da Beata “Irmã Lindalva”. As duas marcaram o congresso e exaltou a devoção por esse espelho de Santidade que a Diocese de Mossoró está empenhado em seguir e divulgar. Na foto ao lado está D. Maria Lúcia da Fé (Mãe) e Delza (Irmã). Para conhecer A beata Lindalva, clique AQUI.




Com certeza, esse I Congresso Catequético vai ficar na História da Diocese!


Espero que tenham gostado dessa nossa postagem especial. Não deixem de comentar, principalmente aqueles que participaram do evento. Concluímos deixando uma linda foto da Catedral de Santa Luzia, afirmando que nossa padroeira está intercedendo por todos os catequistas à enxergarem com os olhos da razão e do coração.

catedral_2

Mais informações: Visite o Blog oficial da Diocese.

Vídeos e fotos concedidos ao nosso Blog por Isabel e Aline, membros do Grupo de Jovens JUSAT.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: