“Jantar, seminário, celebração eucarística e caminhada compõem a programação de abertura da Campanha da Fraternidade 2011, em nível de Regional Nordeste 2, e que acontecerá em Natal. No dia 10 de março, será oferecido um jantar para a imprensa, autoridades e bispos das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, no Imirá Plaza Hotel, via costeira de Natal.

No dia 11, também no Imirá, será realizado um seminário, com o tema: “Quem desmata a terra, semeia inferno”, uma frase dita pelo Pe. Cícero Romão Batista. Quatro palestrantes estão confirmados: Pe. Zezinho, cantor e compositor; Gabriel Chalita, Deputado Federal, pelo estado de São Paulo; Ivo Poletto, teólogo, sociólogo e assessor de Cáritas Brasileira; e Francisco Alexandre, professor do Departamento de Física e coordenador da pós-graduação em mudanças climáticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. As inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser feitas na sala do Setor Social da Arquidiocese, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. A taxa de inscrição é de trinta reais, dando direito a lanche e almoço.
No dia 12, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, com a participação dos bispos do Nordeste 2. Depois da missa, haverá caminhada pelas ruas do centro da cidade.”
A Paróquia de São José irá enviar cinco agentes de pastorais, distribuídos pelas comunidades, a fim de aprimorar o conhecimento aprofundado sobre a temática da campanha e ser multiplicador na área. Os participantes da Paróquia, juntamente com os demais que irão da cidade de Mossoró, terão a oportunidade de participar somente do dia 11 de março, saindo da Catedral de Santa Luzia às 04h, retornando no final do dia.

Após essa abertura em nível regional, a Diocese de Mossoró lancará a Campanha da Fraternidade as margens do Rio Apodi-mossoró que tanto sofre com a degradação ambiental. O evento será dia 13 de março, às 08h. Na ocasião, estarão presentes fiéis, o Bispo Diocesano, autoridades da cidade e a imprensa, onde a Igreja local clama por um cuidado especial para com o Meio Ambiente, no qual a própria cidade já sofre com as mudanças climáticas provocadas pela ação humana sem controle.
E sucedendo a Diocese, as Paróquias deverão, também, planejar a sua abertura da CF 2011. A nossa Paróquia irá reunir-se com a equipe formada logo após o encontro que ocorrerá em Natal, conforme já publicado no início dessa postagem. Essa equipe será responsável por executar a campanha e fazer com que ela dê frutos nas comunidades através de formações e gestos concretos.
.