Preparativos para Jornada Paroquial da Juventude

Nos dias 09 e 10 de Abril próximos, a Paróquia de São José estará realizando, assim como as demais paróquias da Diocese, a sua Jornada da Juventude.

 

A proposta de realizar esse evento surgiu a partir da mobilização que está havendo para a Jornada Mundial da Juventude em Madri, na Espanha. Conforme já anuciado aqui no Blog, Edmiray Bezerra e Sheilla Paiva que, além de representar a juventude da Paróquia de São José e da Diocese a nível mundial, encabecerão a equipe responsável por realizar a Jornada com os jovens de todas as comunidades que compõe a área paroquial.

 

Neste dia 27 de fevereiro, na Matriz, foi realizada uma reunião para planejar esse evento e tiveram grande êxito. Abaixo, segue a programação:

 

 

Logo JPJ

“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé...” (Cl 2,7)

“... em marcha contra o extermínio da juventude”

1º MOMENTO: Pré-jornada (Preparação)

- Reuniões de planejamento (Fevereiro)

- Realização dos encontros nos/pelos grupos de jovens (Março) (Visita da Cruz e do ícone)

2º MOMENTO: Jornada Paroquial da Juventude

Dia 09/Abril – Sábado:

19h – Concentração na Igreja Matriz de São José – Acolhida aos jovens (Louvor/Animação)

19h20min – Via Sacra (Caminhada da Luz) (Matriz até Centro de Evangelização)

20h – Vigília com adoração ao Santíssimo Sacramento (Centro de Evangelização)

Dia 10/Abril – Domingo (no Centro de Evangelização):

Ø 09h – Oração

Ø 09h15min – Catequese (Oficinas com temas referentes à violência contra juventude)

Ø 10h40min – Intervalo/Lanche

Ø 11h – Retorno das Oficinas

Ø 12h – Almoço

Ø 13h30min – Gincana recreativa

Ø 15h15min – Marcha contra a violência (Centro de Evangelização até Igreja Matriz)

Ø 16h – Santa Missa (Igreja Matriz)

 

Desejamos, neste evento, assegurar a presença maciça da juventude, não só das Igrejas, mas de escolas, associações, escoteiros, grupos diversos, dentre outros. Portanto, você que está informado da Jornada Paroquial da Juventude, mobilize todos os jovens e adolescentes para caminhar conosco contra a violência juvenil.

 

Diariamente, estaremos disponibilizando materiais de estudo, notícias e informações diversas para mobilizar e manter acesa a chama da Jornada Paroquial.

 

Na oportunidade da reunião, tivemos a palavra de motivação do nosso Pároco, Padre Eliseu, enfatizando a necessidade de se escolher o Conselho Paroquial da Juventude. Assim sendo, foram escolhidos, em primeira instância, 5 jovens que irão representar a juventude na Paróquia:

 

Conselho Paroquial da Juventude

Em ordem da esquerda para direita: Emanoel Almeida, Paulo Marcelo, César Rodrigo, Juliana e Tiago Adelino.

 

Confiram as fotos da reunião:

 

 

 

.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Um PROJETO que, há 1 ano, encanta com a ESPERANÇA

Neste dia 20 de fevereiro de 2011, o Projeto Esperança comemorou 1 ano desde a sua reabertura. O “Lar do Padre Guido”, como assim também é chamado, abraça, atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes que, ao invés de está a mercê dos ensinamentos humanos, participam de atividades religiosas, sócio-culturais nos três bairros onde o projeto atua: Paredões, Estrada da Raiz e Wilson Rosado.

A comemoração do Primeiro ano de reabertura do Projeto deu-se em duas etapas: A primeira no dia 20/02, onde voluntários e crianças participaram da celebração da Santa Missa na Igreja de São José, fazendo uma exposição de fotos e materiais já produzidos pelos beneficiários. A segunda etapa se deu neste dia 26/02, na área de lazer do Sindicato dos Servidores públicos de Mossoró, no qual as crianças tiveram uma manhã de divertimento. Confira as fotos:

O pároco, Padre Eliseu, sentiu-se a necessidade de continuar o trabalho solidário iniciado pelo seu sucessor, Padre Guido Tonelloto. O atual administrador paroquial muito se alegra com a presença viva e encantadora das crianças beneficiadas pelo projeto. “O desafio é grande. O trabalho é árduo. Mas nossa simples atitude irá ser significativa na sociedade do futuro”, afirma Padre Eliseu com grande entuasiasmo.

O Projeto Esperança conta com a colaboração de generosos voluntários que, além de fornecer alimentação e material de apoio, atuam no desenvolvimento de várias atividades educativas: futebol, crochê, artesanato, bijuterias, artes, teatro, dança e muito mais. A meta, para este ano, é reforçar o trabalho nos locais onde já existe e levar o projeto para a comunidade Santa Helena, área periférica de Mossoró.

Os interessados em ajudar, de qualquer forma, o PROJETO ESPERANÇA, pode comparecer na Matriz do Projeto, localizada na Rua Venceslau Braz, 415, Paredões, ao lado da Igreja de São José; Ou ainda pode telefonar para 3314 0201.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Paróquia celebra os festejos de São José

Pároco, equipes, comissões e pessoas de boa vontade estão a todo vapor planejando a FESTA DE SÃO JOSÉ 2011. Este ano, estaremos refletindo a mensagem quaresmal da Campanha da Fraternidade conciliando com a figura de José de Nazaré como um “Virtuoso carpinteiro da vida”, aquele que contribuiu e ainda contribui para que todos, a seu exemplo, possa honrar e gloriar o Criador, fim de todo ser humano.

 

Acompanhe, abaixo, a programação dos festejos:

 

 

Festa de São José 2011

 

 

 

Festa de São José 2011

 

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR E VÊ MELHOR A PROGRAMAÇÃO

 

.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

“Comunidade” rumo a Jornada Mundial da Juventude

 

 

Sheilla e Edmiray

 

No mês de agosto, Edmiray Bezerra (da nossa comunidade) juntamente com Sheilla Paiva, estarão participando do maior evento mundial para jovens católicos. Será uma grande experiência e, com certeza, irá gerar muitos frutos. A Jornada acontecerá em Madri, capital da Espanha no continente da Europa e, além de jovens de todos os países, raças e cores, também iremos ser agraciados com a presença do Papa Bento XVI.

 

Os dois foram escolhidos para representar a Paróquia de São José e a Diocese de Santa Luzia, respectivamente, neste momento tão sublime. Mas, para isso, devem fazer alguns esforços como participar de reuniões e estudos, promover encontros de jovens na Diocese, articular grupos de jovens e tantos outros. Mas, de todos, o que mais pesa é a PARTE FINANCEIRA. A Paróquia e a Diocese estão custeando boa parte do que precisam em dinheiro, mas ainda há muito o que arrecadar.

 

Os escolhidos necessitam da ajuda de todos os paroquianos de São José e dos amigos de boa vontade. Por isso, disponibilizam diversas formas de como as pessoas podem contribuir: Comprando bilhetes de sorteios e senhas, fazendo doações, parcerias com patrocínios e diversos outros meios que, por mais simples que seja, irá ajudar muito.

 

 

Contatos:

Edmiray Bezerra: 8896 6886 (edmiraybezerra@hotmail.com)

Sheyla Paiva: 8896 9702

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Notícia: Cresce a confiança na Igreja Católica no Brasil

 

 

A informação abaixo nos deixa felizes. A Igreja ganha credibilidade mesmo com a “onda” de calunias e difamações, bem como dos casos de perversão sexual de sacerdotes e as polêmicas nas eleições 2010.

O fato a dar importância é de que A IGREJA, em si, se mantém intacta apesar de todas essas ações. E o povo de Deus entende isso. É por isso que dá tanta credibilidade a Ela. Veja a matéria:

 

Brasil: Aumenta confiança na Igreja Católica

 

Instituição ocupa segundo lugar, atrás apenas das Forças Armadas

SÃO PAULO, quinta-feira, 18 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – Uma pesquisa divulgada nessa quarta-feira no Brasil mostra que a Igreja Católica saltou do sétimo para o segundo lugar no ranking de confiança da população nas instituições.

A pesquisa, realizada pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo, tinha como objetivo primeiro medir o Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil).

De acordo com os dados, o Judiciário ficou em oitavo lugar, empatado com a polícia e à frente apenas do Congresso e dos partidos políticos.

Já a confiança na Igreja aumentou 60% do segundo para o terceiro trimestre deste ano, passado de 34% para 54%.

Luciana Gross Cunha, professora da Direito GV e coordenadora do ICJ Brasil, considera que a controvérsia sobre o aborto nas eleições presidenciais pesou para o aumento do índice de confiança na Igreja.

"A Igreja estava em um grau baixo de avaliação quando foi feita a apuração no segundo trimestre, muito perto da crise envolvendo a instituição com denúncias de pedofilia", disse Luciana ao jornal O Estado de S. Paulo.

"A última fase da coleta coincidiu com a discussão sobre o aborto nas eleições presidenciais. Isso fez a diferença", afirmou.

"A Igreja só perde para as Forças Armadas e ganha de longe do governo federal e, inclusive, das emissoras de TV, que normalmente são instituições consideradas confiáveis pela população", disse a pesquisadora.

 

 

São essas notícias que nos fazem perceber a natureza divina da Igreja.

 

 

.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

"Fraternidade e Vida no Planeta”, conclama a CF 2011

Preocupada com o atual quadro estarrecedor na questão climática e destruição do meio ambiente, a Igreja no Brasil mobiliza-se em campanha fraterna contra o avanço do aquecimento global e das consequências devastadoras que sentimos no nosso dia-a-dia.

 

CF 2011

 

 

Desenvolvimento a qualquer custo, desmatamento, poluição, extinção de animais, derretimento de geleiras e demais catástrofes ambientais são os principais pontos debatidos na CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011, que levanta-se afirmando que “A criação geme em dores de parto”, refletindo que a esperança no anseio de uma nova terra deve está mais presente do que a cultura da dor por sofrimento.

 

Aos poucos, estaremos divulgando materiais, textos, planejamentos de como trabalhar a CF 2011 nas pastorais, nas comunidades, na paróquia ou em qualquer outro grupo que se interesse por este tema.

 

 

.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

A internet com instrumento de evangelização na Diocese

Ultimamente houve uma “explosão” de Blogs de autoria de pessoas ou grupos da nossa Diocese. Esses advem das mais variadas paróquias, comunidades, grupos e pessoas em particular que sentem a necessidade de usar a internet como um serviço à caminhada missionária.

 

Na nossa Diocese há inúmeras páginas já criadas e que estão sendo peças fundamentais para a comunicação, informação e, por excelência, evangelização dos internautas.

 

Veja, abaixo, alguns dos muitos Blogs ou sites já existentes em nossa Diocese (CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISITAR):

 

- Blog Oficial da Diocese de Mossoró:

Diocese

- Padre Augusto Lívio (Seminário Santa Teresinha):

Padre Augusto

 

- Grupo de Jovens JUSAT (Comunidade Santo Antônio):

JUSAT

 

- Paróquia de Santa Luzia (Mossoró):

Santa Luzia

- Paróquia de Martins:

Martins

- Paróquia de Caraúbas:

Caraúbas

- Terço dos Homens (Mãe Rainha-Mossoró):

Terço dos Homens

- Paróquia de São Manoel (Mossoró):

São Manoel

- Paróquia de Encanto:

Encanto

- Comunidade Obra de Maria (Mossoró):

Obra de Maria

- Santuário do Lima (Patu):

Lima

- Paróquia de Pau dos Ferros:

Pau dos Ferros

- Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Abolição II – Mossoró):

Abolição II

- Pastoral Diocesana de Coroinhas:

Coroinhas

- Infância e Adolescência Missionária (Comissão Diocesana):

IAM

 

 

E tantos outros que você poderá acompanhar pela nossa lista de “Sites Importantes” que pode ser visível logo ao lado esquerdo do Blog da Capela de Santo Antônio.

 

É de grandeza fundamental a divulgação desses blogs. São ferramentas indispensáveis para o avanço na evangelização. E aqueles que ainda não tem, crie sua página eletrônica: É fácil! É grátis! E muito útil.

 

 

.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Nova coordenação da Comunidade é escolhida pelo Pároco

 

Por ser CEBs (Comunidade Eclesial de Base), nossa comunidade é guiada pelo Pároco Padre Eliseu representado por, costumeiramente, por duas pessoas que, mais presentes na comunidade, ajuda o padre a articular as pastorais, planejar eventos, solucionar problemas, enfim, a dupla tem o papel de auxiliar o Pároco nas suas atividades de pastor. A representação é eleita ou escolhida para atuar durante 2 anos.

 

Durante o biênio de 2009 e 2010, tivemos a articulação de Edmiray Bezerra e Maria Luzimar que foram muito bem avaliados pelos agentes de pastorais.

 

 

Edmiray e Luzimar 2009-2010

 

Queremos agradecer imensamente o esforço e a disponibilidade dos dois em conduzir nossa comunidade, incentivando o crescimento, a criatividade, a inovação e muita valorização.

 

Para os anos de 2011 a 2012, Padre Eliseu Wilton fez a escolha por Joseano Alves e Gilvan Leão para ajudá-lo na missão.

 

 

Joseano Alves (Coordenação 2011-2012)Gilvan Leão (Coordenação 2011-2012) 

 

Desejamos muita sabedoria e graça para alcançar todos os objetivos traçados. Deus os conceda os privilégios de todos aqueles que se dedicam à serviço do Reino.

 

 

 

.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

“Visito o Blog todos os dias”, afirma Dom Mariano

 

Dom Mariano visita nosso Blog

Além de acompanhar, todas as manhãs de seu gabinete, o Blog da Diocese de Mossoró, Dom Mariano, nosso bispo diocesano, visita a página eletrônica da Capela de Santo Antônio.

O Bispo tomou conhecimento do nosso Blog numa visita realizada por Edmiray Bezerra, ex-coordenador da Comunidade, que exibiu para o Pastor Diocesano o trabalho de evangelização realizado através da Internet. Dom Mariano nos disse, pessoalmente, que visitava o Blog da Capela de Santo Antônio frequentemente.

Aproveitando a oportunidade, queremos agradecer imensamente ao nosso Bispo Diocesano e assegurá-lo a nossa fidelidade incondicional ao seu magistério aqui na Diocese de Santa Luzia.

 

Dom Mariano Manzana (Mori, Itália. 13 de outubro de 1947) é bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró - RN. Está na atual função desde 17 de outubro de 2004.dom mariano

Foi ordenado bispo em 5 de setembro de 2004 em Trento, na Itália, por Dom Luigi Bressan. Vigário em Trento de 1973 a 1976.

Vindo como missionário para o Brasil, trabalhou na diocese de Mossoró de 1977 até 1993. No seminário de João Pessoa foi responsável pela formação dos seminaristas. É formado em Teologia e Filosofia (Ambos em Trento, na Itália)

Seu lema é: "Christus ad gentes" ("Cristo para os povos.")

 

 

Grazie Mille

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (2)